O músico Ademar Farinha busca através da oficina sensibilizar os participantes para o conhecimento da diversidade cultural dos paises da America do Sul e sua interação com a cultura brasileira. A partir da música e do apredizado das flautas, os alunos irão conhecer os ritmos, o folclore, tradições e manifestações populares de outros povos latino-americanos.
ADEMAR FARINHA
Músico autodidata, desde os anos 80 desenvolve um trabalho de pesquisa e interpretação dos ritmos e instrumentos latinos e do folclore brasileiro. Toca viola caipira, violão, cavaquinho, charango, cuatro venezolano e flautas andinas.
Em 1984 formou o grupo Vento Livre, em Diadema, no ABC paulista, começando seu trabalho como instrumentista e arranjador.
Nos anos 90 passa a acompanhar a cantora e compositora Vânia Borges, autora da música “Há Mulheres”, gravada por Rita Ribeiro e com quem tocou em vários shows como convidado violeiro.
Em 1991, inicia sua trajetória com o grupo Terramérica, como arranjador e instrumentista das flautas andinas e viola.
Fez produção musical dos CDs “Terramérica” e “Boi do Brasil”, ambos do grupo Terramérica, Cd “Viola de todos os cantos” (Levi Ramiro e grupo Vento Viola) e o Cd “Mais uma saudade” (Levi Ramiro).
Em 2007 ingressa no grupo Tarancón, um dos grupos pioneiros e dos mais importantes no cenário latino-americano brasileiro, e que vem se apresentando nos mais diversos palcos nacionais.
Desenvolve como produtor cultural, o projeto TERRAMÉRICA – diversidade musical e suas interações, aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura de João Pessoa, Paraíba.
Em 2011 produz junto com Vânia Borges o projeto cultural Alma Sertaneja e a Música Caipira, em parceria com o SESI de São Paulo.
Intérprete e arranjador fez a direção musical do espetáculo poético musical Flores Sertanejas, apresentado desde 2007: Casa das Rosas, Casa de Francisca, Semana do Folclore (Botucatu), Universidade São Marcos, Festa de Emancipação de Flora Rica, Circuito Cultural Paulista - 06 cidades no interior do Estado, Virada Cultural (Sta. Bárbara D’Oeste), Pauta Musical - APAA (Araras), Virada Cultural (Mogi-Guaçu).
Como intérprete também tem participado de gravações e shows dos mais diversos artistas e estilos, indo do punk ao bumba-meu-boi, ajudando a derrubar barreiras, integrando o som dos instrumentos latinos e da viola caipira a outras sonoridades.
São eles: Boi Barrica (Grupo de Bumba-meu-boi maranhense), Dércio Marques, Vidal França, Levi Ramiro, Alcides Neves, Vânia Borges, Cólera, Tierramystica, Shaman, Temblor.
Como artista plástico, formado pelo Liceu de Artes e Ofícios, desenvolve um trabalho de esculturas cerâmicas.
É também luthier de instrumentos musicais feitos de cerâmica e bambu.
Sem comentários:
Enviar um comentário