junto aos portaes da vasta academia,
e desde então Noémia não me via
sem lhe brilhar com fôgo o olhar doentio.
Fez-lhe impressão, talvez, meu vulto esguio...
e esta pálida côr, que a burguezia
qualificou de escandalosa um dia,
ao vêr num bohemio apenas um vadio.
Mais tarde o amôr juntou-nos; e jámais
nos transes dolorosos, a blasphemia
caldeada sahiu com nossos ais.
O bárathro estrellou-se, emfim, Noémia!
e nossas almas cantam joviaes:
- Bemdito seja o amôr, bemdita a bohemia!
A. MOREIRA LOPES
in ALMA SONORA (Sonetos e Canções) Com uma carta a José Sampaio (Bruno), ácerca do auctor, pelo dr. Theophilo Braga (1907)
CARTA A JOSÉ SAMPAIO
PERCORRI o livro de versos ALMA SONORA - Sonetos e canções, de Moreira Lopes, que o meu bom amigo me enviou, chamando a attenção para essas primicias do talento.
Para comprehender os actos, as emoções os pensamentos que revelam o homem importa conhecer préviamente o individuo nos accidentes da sua personalidade, que, como uma projecção luminosa, facilitam a visão psychologica. Estudando os genios que floresceram em epochas passadas, é pela analyse insistente das suas obras que se chega a vivifical-os em uma synthese psychologica. Para apreciar a obra dos contemporaneos, para ser justo importa conhecel-os de perto, observado-os, acompanhando-os.
Aqui, de longe, appareceu-me a ALMA SONORA como carta fechada: a alma do poeta está nos seus versos, e lendo-os encontra-se a psychose feminina do alolescente na vaga melancholia do desejo, em situações mais imaginadas do que vivídas, e nas fórmas dominantes do lyrismo das revistas ephemeras, de uma technica perfeita que se adquire facilmente.
Para destacar o poeta d'este meio facticio, que elle admira e imita, faltavam-me traços pessoaes; mas pela carta de Bruno, pedindo meia duzia de linhas para servirem de prefacio a este livro, alcanço a nota viva que o realce: - « um rapaz do Porto, democrata de convicções e nascimento, porque saíu das classes populares e se tem feito à custa do proprio estudo, sem mestres e com sacrificios...» Que mais é preciso para a sua glorificação, quando taes palavras são rubricadas por um espirito reflexivo, um alto pensador como o Bruno?! Estas palavras abrirão por toda a parte caminho ao poeta; hão de attrahir-lhe a sympathia, que é a maior força que os homens que luctam entre si communicam. E, como Moreira Lopes é um rapaz e como tal vae na trajectoria ascendente, compete-lhe - avançar, progredir, impondo-se à admiração.
Para diante! é o grito com que o incita cheio de esperança,
THEOPHILO BRAGA.
www.bibliothequeduvalais.blogspot.com tem 1 exemplar dsponivel da obra ALMA SONORA (SONETOS E CANÇÕES) (1907)
€ 30
Para encomendar ou saber mais sobre a obra deverá contactar voarnapoesiablog@gmail.com
NOTA - Sobre o autor nada mais sabemos para além do que podemos retirar da carta de Teófilo Braga, caso algum dos leitores saiba mais sobre ele agradecemos que nos informe.
Sem comentários:
Enviar um comentário