(...)
Suas mãos! Nervosas, bailando
Alegres na "Tarantela"
De Popper. E que cinzel
Mais graciosamente esculpe
Os perturbantes volteios
Da "Habanera" de Ravel?
Mãos ardentes, mãos que logo,
Por estranho sortilégio,
São labaredas, são fogo
na "Dança ritual" do egrégio
Andaluz Manuel de Falla!
Mãos serenas. Que nobreza,
Que majestosa grandeza,
Atingem tocando Bach!
Mãos que soluçam num ai
Da mais profunda amargura
Nas preces do "Kol Nidrei".
Mãos altivas, orgulhosas,
Quando na luta venceu
Sua dona. Então é gládio
O arco. A mão empunha-o
Trinfal, dominadora!
Mãos que nos fazem sofrer
Ou são fonte de ventura.
Mãos que se abrem, generosas,
(Dizê-lo é justo e consola)
E vão deitando a semente,
Aqui e além, sobre as almas,
Para, entre tantas, algumas
Seguirem de tal modelo
As bases da sua escola.
Quando fala a minha boca,
Tudo o que diz é pensado.
Falei, pensando em Alguém
Aqui presente e a meu lado.
Por tantos dons que lhe deu
- Mãos de mágico poder,
Mãos de sonho e de mistério
E glória de Portugal-
Bendito seja o Senhor!
(...)
Hernani Monteiro in MOMENTO POÉTICO (1948)
www.bibliothequeduvalais.blogspot.com tem 1 exemplar disponivel de MOMENTO POÉTICO (1948) (40 €), para o adquirir ou saber mais sobre a obra, mencione a intenção em comentários.
Hernâni Bastos Monteiro (1891-1963)
O Professor Hernâni Monteiro frequentou a Academia Politécnica de 1907 a 1910. Matriculou-se de seguida na Escola Médica do Porto, ainda Escola Médico-Cirúrgica. Concluiu o curso em Outubro de 1915 com a apresentação da dissertação intitulada "Sífilis Hepática". De 1914 a 1918 ocupou o lugar de 1º Assistente provisório da 1ª classe (Anatomia Descritiva e Topográfica) sendo responsável pela direcção dos trabalhos práticos. Foi regente de Anatomia Topográfica desde 1918 por um período de quarenta e três anos. Prestou provas públicas para uma vaga de 1º Assistente do grupo de Anatomia, Histologia e Embriologia (Abril 1920). Tomou posse do lugar de Professor Ordinário da Faculdade da cadeira de Anatomia Cirúrgica (7-III-1924). Foi fundador dos Laboratórios de Cirurgia Experimental e Radiologia (1928) graças à ampliação do edifício da Faculdade e à criação da Junta de Educação Nacional. O primeiro destes Laboratórios desenvolveu uma importante produção científica desde 1930 nomeadamente a relativa à linfangiografia - pioneiros no Mundo - (Álvaro Rodrigues, Sousa Pereira, Roberto de Carvalho sob a direcção de Hernâni Monteiro) inserindo-se na Escola Angiográfica Portuguesa de Egas Moniz e Reinaldo dos Santos. Também importantes foram os trabalhos aí desenvolvidos relativos à coronariografia, transplantação de orgãos, a acção das simpaticectomias, a regeneração dos linfáticos, as consequências do esvaziamento ganglionar, a transplantabilidade do tecido linfoide, entre outros no âmbito da anatomo-fisiologia linfática. Com a colaboração dos Professores Joaquim Bastos e Afonso Guimarães muitas investigações experimentais no âmbito da Cirurgia e da Fisiologia aí se desenvolveram. A qualidade e a produtividade científica deste centro levou a que o Instituto de Alta Cultura fundasse na Faculdade de Medicina do Porto um centro de Estudos de Medicina Experimental sob a direcção do Professor Hernâni Monteiro (1940-1961). Foi fundador do Laboratório de Embriologia e Teratologia Experimentais. Mostrou particular predilecção pelos estudos de Anatomia Radiológica (colaboração de Roberto de Carvalho e Albano Ramos). Após a jubilação do Professor J.A. Pires de Lima (7-III-1947) dirigiu o Instituto de Anatomia da Faculdade de Medicina do Porto. Nomeado pelo Governo Vogal da Comissão técnica para os estudos de construção dos Hospitais Escolares do Porto e Lisboa foi ainda Presidente da Comissão Instaladora do Hospital de S. João participando activamente na verificação da execução do projecto de construção e no equipamento. Foi Professor Honorário da Faculdade de Medicina de Santiago de Compostela (1944) e Doutor Honoris Causa por Salamanca (1954). Muito cedo evidenciou uma aptidão natural para os estudos de História Médica com particular destaque para a vida e a obra dos Professores da Escola Médica do Porto e a origem e a evolução de vários Serviços da Faculdade. A sua obra literária, o culto da poesia, da música e da arte que cultivou demonstram bem a formação cultural e artística do Professor. Foi um impulsionador e fundador do Teatro Universitário do Porto (1948). Foi sócio das mais creditadas sociedades e academias da especialidade. Grangeou distinções nacionais e internacionais.
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