Os Nossos Amigos

Etiquetas

A VOAR NA POESIA (5) A) (6) Alessandra Brander (7) Alvaro Sertano (3) Ana Stoppa (25) Anderson Gouvêa (18) Antonio Anjes (11) Antonio Carlos Gomes (39) António Patrício (6) AQUELE POEMA (Gerlane Fernandes) (18) ARTE (6) AUTORES NA ANTOLOGIA VOAR NA POESIA (339) Barbara Nunes Guarany Kaiowá (46) Bosco da Cruz (10) Bruno Junger Mafra (22) CARD DA SEMANA (447) Carlos Lobato (9) Carlos Manuel Alves Margarido (48) Carmem Teresa Elias (5) Céu Pina (34) Claudemir Geronazzo Mena (21) Claudia Salles (11) Cleody Virgínia Silveira (1) Conceição Oliveira (9) CONCURSOS DE POESIA (1) Cris Anvago (19) Cyda Lyra (26) DECLAMAÇÕES-canções-etc. (12) Denise Alves de Paula (50) Dennys Távora (5) DESGARRADA POÉTICA (4) Dilma de Caboclo (12) Dulce Morais (18) Edleuza Nogueira Fonseca (18) Edson Moreira Costa (7) Elian Vieira Silva (13) Enide Santos (67) Eugenia Silveira (5) Fátima Abreu (Fatuquinha) (5) Felipe Rey Rey (12) FELIZ NATAL (46) Fernando Figueirinhas Nana (Naná) (21) FILHOS de Amigos (15) Flávia Marques (5) Flávio Castorino [FlaVcast] (3) FORMATAR (262) Francis Raposo Ferreira (10) Francisco Costa (46) Francisco Settineri (6) Freddy Diblu (13) Geane Masago (78) Gilberto de Almeida (2) Gilberto Wallace Battilana (6) Guria da Poesia Gaúcha (4) HAIKU - HAIKAI pela IMAGEM (6) Imara Ione Vieira (64) Irá Rodrigues (45) Isabel Lucas Simões (9) Jair Francisco da S. Junior (4) Jair Lisboa (7) Janaina Cruz (9) João Raimundo Gonçalves (jrg) (7) Joaquim Barbosa (14) Jonas R. Sanches (25) José Alberto Sá (13) José Carlos Moutinho (3) José Manuel Cabrita Neves (47) Jussara Marinho (18) Kondor My (3) Laisa Ricestoker (43) Leny Mell (41) Leyla Denyse (27) Lilian Reis (12) LIVROS DE POESIA (ALFARRABISMO) (62) Lúcia Polonio (31) Luciana Saldanha Lima (14) Luly Diniz (3) Magda Lopez (27) Marah Mends (4) Mari Alves (51) Maria C. Batista (83) Maria Elisa Ribeiro (24) Maria Helena (12) Mary Rosa (33) Menções Honrosas (339) Miriam Lorente Rodrigues (13) Moacir (23) Neidinha Borges (26) OFICINAS-WORKSHOPS-ETC. (1) Oswaldo Genofre (7) Paula Lourenço (6) Paulo Henriques Frias (7) Paulo Ras (4) POEMA DA SEMANA (68) POEMA TEMÁTICO (20) POESIA (1061) POESIA PARA CRIANÇAS - GRUPO (22) POETA DA SEMANA (4) POETAR (204) PRÉMIO VOAR NA POESIA. (33) Profª Fatuca Silva (8) QUEM É? (37) Rafael Silvestre (6) Renata Bicca (4) Rita Pinho (59) RÓ MAR (54) Rosa Ralo (7) Rosane Ramos (3) Rosiane Ceolin (6) Rudi Ceu (4) San Art's (15) Sérgio Lizardo (9) Silvia Dunley (2) Silvia Regina Costa Lima (4) Sol da noite (45) Sol Figueiredo (13) Solange Moreira de Souza (28) Sulamita Ferreira Teixeira (15) Teresinha Oliveira (Terê Oliva) (54) Valdecir de Oliveira Anselmo (35) Valter José Guerreiro (7) Vitor Moreira (14) VOAR NA POESIA - Aniversários (4) Vrs Palegre (19) Wilma Langer (26) Zé Loureiro (9)

Desde 17 de Agosto 2012

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

NOBRE AMOR e outros... - UILI BERGAMIN - AQUELE POEMA (II)




Poema: Nobre Amor
Autor: Uili Bergamin
Narração: Raissa Costa
Ilustrado por: Alunos 4º ano B

à cavalaria andante não mais pertenço
aposento os sonhos de conquistar o mundo
cinjo-me agora de outros mais sólidos
encontrei o que não há em terra alguma

és tu a princesa dos meus encantos
o tempo de espera já se passou
chegou o momento da realidade
que é mais belo que o sonho que tive

é com amor infinito que te amo
teu semblante meigo dá-me vida
sejamos almas a comungar
és o céu onde posso chegar

bebemos juntos um despertar idêntico
declarações desafogam minha alma
teus beijos são carícias de vento
que animam meu espírito sedento

por teus olhos subo a torre do castelo
pelos lábios afronto exércitos inteiros
iria ao inferno por teu coração
deixo tudo o que de ti não há nada.

__________________________________

Quase
Uili Bergamin
a vida é uma sombra errante
o sonho triste dum comediante
que se pavoneia tanto, tonto
caindo sempre, a todo instante
e no minuto que lhe reserva a cena
sonha, se envaidece
chega a dar dó
chega a dar pena
para depois não ser mais ouvido
cair no abismo
para sempre esquecido
é um conto de fadas sem importância
que nada significa
mas que no auge dessa louca dança
no meio frêmito dessa ânsia
faz brotar uma pompa típica
é só um discurso tépido narrado
um canto longe meio mal cantado
por um idiota cheio de lamúria
por alguém que pensa ser algo
por uma voz cheia de medo
e fúria
a vida é uma sombra quase
a vida é um sonho quase
e se a vida é mesmo sonho
os sonhos, sonho
quase

_______________________________

Monomelodia
Uili Bergamin

não canto quando quero
mas quando preciso
não quero quando canto
este canto indeciso
meu canto sai insano
embriagado, palpitante
meu canto é de tristeza
estou triste nesse instante
um primor de simplicidade
meu canto, meu coração
quer que eu cante
quer que eu cale
diga logo: sim ou não
e esse nosso ouvido humano
sempre atento, em verdade
ouve a ave desgraçada
cantando para eternidade
esta que perdeu os filhos
e canta igual
como outros dias
canta
pois nada mais sabe
nem outras melodias

______________________________

Obstinação
Uili Bergamin

pensar incomoda como andar à chuva
quando o vento cresce e
parece que chove mais
não tenho ambições nem desejos
ser poeta não é ideia minha
é apenas uma maneira de estar sozinho
e com todos ao mesmo tempo
mas se desejo, às vezes
por imaginar, ser cordeirinho
ou ser o rebanho todo
perdoem-me, sou falho
procuro esquecer o que aprendi
olvidar a lembrança
do que me ensinaram
e queimar os livros em que escreveram
todos os meus sentidos
então gozar emoções verdadeiras
descobrindo meu ser real
para tornar-me mais humano
e divino

assim vivo e escrevo
ora bem, ora mal
ora acertando o que quero dizer
ora errando
mas seguindo sempre em frente
como um cego teimoso
teimoso em descobrir a luz
só assim serei alguém
pois é exatamente assim que sou
filósofo, poeta, eu
o homem

_________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário