A conclusão do primeiro Curso do Ensino Secundário aconteceu na então Escola Industrial e Comercial de Aveiro. O segundo, na Escola do Magistério Primário de Aveiro. Exerceu a pedagogia no Ensino Primário (actual 1º ciclo) durante alguns anos. Retomados os estudos, concluiu, na área de Humanidades, nas escolas Secundárias de José Estêvão o Ensino Complementar (10º e 11º anos) e o 12º Ano na Escola Secundária Dr. Homem Cristo. Em paralelo, o Curso da Alliance Française. Passou, então, a leccionar o Ensino Preparatório. De novo a prossecução de estudos e o ingresso na Universidade de Coimbra em 1986 onde concluiu o 1º ano do Curso Línguas e Literaturas Modernas (Português e Francês).
Após a transferência para a Universidade de Aveiro, concluiu a Licenciatura em Ensino de Português e Francês em 1991/92. No último ano do curso, sob orientação da Professora Doutora Maria de Lurdes Moutinho e no âmbito do Seminário de Sociolinguística, desenvolveu, com sucesso, um estudo sobre A Evolução Lexical em Alunos do Meio Rural e do Meio Urbano.
Cumpriu Estágio Pedagógico no ensino secundário na actual Escola Secundária Dr. Mário Sacramento. Exerceu a pedagogia durante cerca de 38 anos e, dessa mesma Escola Secundária, se aposentou em 2010.
Os interesses literários e o gosto pela escrita surgiram, naturalmente, desde cedo.
Tem publicado alguns dos seus escritos (mormente, artigos de opinião e/ou poesia) em jornais locais ou de escola e um primeiro livro, LABIRINTO DE PALAVRAS (poesia) em Maio do corrente ano pela Editora Temas Originais. Durante o ano de 2013 verá textos seus publicados em algumas Antologias poéticas: Catrumano, Brasil - Poetas dos países lusófonos (início de Abril); Temas Originais, Portugal, Tributo a José Carlos Ary dos Santos; Pastelaria Editora, temas diversos, em Abril.
Encontra-se em fase final a escrita de vários contos e contos autobiográficos que tenciona editar durante 2013.
Tem feito algumas incursões na área da pintura contando no seu currículo com uma exposição individual e duas colectivas. Assume-se como defensora de causas, é membro de Associações não apenas profissionais mas também humanitárias, literárias e musicais; Grupo Poético de Aveiro, Associação de Escritores Portugueses, grupo
AveiroArte Círculo Experimental (Artistas Aveirenses), Sociedade Musical Santa Cecília em S. Bernardo - Aveiro e, ultimamente, do grupo Et quoi? - Escrita Criativa (Universidade de Aveiro). Nos últimos três anos, foi admitida como membro ativo em grupos virtuais de discussão, a saber, CIRLP (Comunidade Internacional das Regiões de Língua Portuguesa - Membro Diretivo); Amigos da Temas Originais; Scivere, Leggere e Conservare; L’odeur des Livres; Gente per Bene e Zarpante, entre muitos outros que se inscrevem na área da literatura (prosa e/ou Poesia)
Conceição Maia Rocha de Oliveira, UM GRANDE PRAZER CONHECER UM POUCO DE VOCÊ.
ResponderEliminarMuito grata Meu Toque, você é muito amorosa e simpática, sabia?
EliminarBeijinhos do <3